Quem Somos

Quem Somos


O LarCAB é uma OSC – Organização da Sociedade Civil sem fins lucrativos, fundada em 16 de agosto de 1989, tem por finalidade atender crianças, adolescentes e adultos  de ambos os sexos, com Deficiência Intelectual, associadas ou não a outras deficiências e/ou com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e suas famílias, nas áreas de Saúde, Educação e Assistência Social, visando a habilitação e reabilitação, bem como desenvolvimento do potencial individual, autonomia, inclusão à vida comunitária e a melhoria da qualidade de vida dos assistidos  e suas famílias.

Somos especializados em ABA – Analise do Comportamento Aplicada. A Análise do Comportamento Aplicada (Applied Behavior Analysis) é um termo advindo do campo científico do behaviorismo, que observa, analisa e descreve a interação entre o organismo e o ambiente, de forma a tentar prever e controlar o comportamento. É fortemente recomendada pela National Autistic Society e OMS para ajudar a melhorar a qualidade de vida de pessoas com autismo.

Durante o período em que se encontram no LarCAB os atendidos permanecem em grupos socioeducativos com Pedagogos e monitores, de onde são direcionados para os atendimentos individuais nas áreas de Psicologia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Fisioterapia, Psicopedagogia e psicomotricidade, todos tendo como norte a Análise do Comportamento Aplicada.

As famílias são assistidas por uma dupla Psicossocial.

Os atendidos que precisam de Comunicação Alternativa Suplementar, fazem uso do PODD, que é um método que estimula o desenvolvimento linguístico-cognitivo baseado no desenvolvimento natural, usando as palavras funcionalmente e de modo dinâmico. Ele parte do pressuposto que o modelo, ou seja a fala do adulto, deve ser representado por imagens também, para que a criança aprenda usá-las a partir daí.

žINSCRIÇÕES

  • Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS)
  • Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA)
  • Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS)
  • Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social (SEADS)
  • Utilidade Pública Municipal, Estadual e Federal

NOSSO COMPROMISSO

Como prestadores de serviços essenciais e imprescindíveis, procuramos garantir através do saber profissional de cada um, condições que proporcionem:

  • Melhoria da qualidade de vida dos atendidos e suas famílias
  • O fortalecimento da família na função protetiva
  • žInclusão à vida Comunitária
  • Estimular a comunicação, autonomia e independência